Turísmo

Turismo na Ria Formosa

O turismo é um dos principais incrementos financeiros do espaço algarvio, os ganhos provenientes do seu dinamismo económico podem ser enormes. São muitos os turistas que vêem do Reino Unido, Espanha, Alemanha, Holanda e da Irlanda. Estes turistas gostam muito de Vilamoura (um dos mais belos complexos turístico da Europa, perto da praia da falésia, no concelho de Loulé), Albufeira (vista como a capital dos turistas), a Praia da Rocha (no concelho de Portimão), por fim Lagos é das cidades com maior importância turística do Algarve. Também temos bons cafés, restaurantes, hospedagens, teatros, museus, etc.….

  
Potencialidades do Turismo no
Parque Natural da Ria Formosa (PNRF)

Tendo em o facto de não existir uma carta de Aptidão Turística do Parque e o facto de o seu Plano de Ordenamento ter sido aprovado há mais de 10 anos e só agora se encontrar na fase inicial do seu desenvolvimento, bem como a enorme pressão turística e imobiliária que geralmente o afectam, a implementação do Turismo da Natureza nesta área merece ser mais considerada e apoiada.

O PNRF apresenta grandes capacidades no desenvolvimento de um conjunto de actividades que podem ser praticadas em contacto com o meio ambiente.

Estando o PNRF numa área lagunar, demarcada por um cabo de ilhas, com condições de proximidade ao mar, permite a realização de diferentes acções desportivas nas praias, como por exemplo:
- Remo
- Canoagem
- Vela
- Observação da vida selvagem


Dada a necessidade de defender a fauna que se encontra nesta área (em especial a avifauna), os potenciais planos de visita necessitam de uma aprovação, por parte do PNRF, que tem em conta os fins, meios e lugares a serem visitados.

Grande parte do território da ria formosa é cobiçado e muito atractivo para a prática de diversas actividades, desde que não sejam prejudiciais para o meio ambiente.


As rotas temáticas na ria formosa têm o privilégio de poder dar a desfrutar vários tipos de passeios de barco na ria, como por exemplo, nos barcos da carreira, para passear e visitar as várias ilhas, nos barcos mais antigos e tradicionais e, também, nos barcos de pesca.

Na ria formosa temos, também, o remo, que não é nada prejudicial para as águas e animas que habitam os canais da ria. Na verdade, até deveriam existir mais investimentos neste desporto, para que se instalassem escolas de remo nas proximidades da ria, de modo a poderem proporcionar belos passeios a mais pessoas.

A canoagem é mais um dos desportos sem qualquer prejuízo para as águas da ria, que é quase sempre praticado pelos regatos.
Por último temos o desporto que se chama vela, que também é praticado ao longo dos canais e regatos da ria, também não prejudicial para as suas águas.

Perto da ria formosa também existem várias zonas de mato, indicadas e apropriadas para andar de bicicleta e a pé. No entanto, carros e motas não podem circular nos trilhos da ria formosa, pois devido ao barulho que fazem podem perturbar a fauna lá existente.

Há muitos caminhos que podem ser apreciados e aproveitados para belos passeios a cavalo, desde que o praticante se mantenha nos trilhos estabelecidos pelo parque. No entanto, cada vez parece haver menos contacto com a ria formosa, pois a sua área é cada vez menor.

Outros desportos e actividades de lazer cuja prática não se mostre nociva para a conservação da natureza deverão ser apoiados, desde que não sejam prejudiciais à preservação ambiental e que equilibrem ao mesmo tempo a necessidade de sensibilização e a delicadeza ambiental.




Publicado por: Zé Luís