Poluição


A Poluição na Ria Formosa

Tem sido depositado nas margens da Ria Formosa todo o tipo de lixo desde electrodomésticos (televisões, frigoríficos, garrafas de plástico, sapatos, etc.), a materiais de sucata, (pára-choques de carros). Ainda é possível ver-se em alturas de maré baixa, as descargas que está a deixar um cheiro muito horrível, e por isso os moradores já fizeram várias queixas.


Poluição na Água da Ria

 
Toda esta poluição na água prejudica o seu uso, sendo que nos pode atingir directamente, visto que a usamos nas alturas de maior calor, como por exemplo, na época balnear.
Existem muitas formas de contaminação das águas, como por exemplo, a acumulação de lixos e detritos junto da água, os esgotos domésticos, o lançamento de lixo nos rios, resíduos tóxicos, que são lançados para aos rios e produtos químicos, que são utilizados pelos agricultores para combaterem as doenças nas plantas;
Os métodos de poluição relacionados com as lixeiras, ocorrem em diferentes zonas, embora sejam frequentes nas margens desta ria.
A poluição sonora na sua maioria, é produzida pelo trânsito rodoviário e aéreo. A esses dois exemplos, juntam-se, ainda, em Olhão, alguns casos mais problemáticos como o do esgoto na doca de pesca onde passam centenas de pescadores.
A actual situação da Ria Formosa devido à descarga de águas residuais domésticas, é um facto que tem preocupado e irritado os moradores, não só residentes, como alguns turistas.

As águas residuais domésticas são formadas por cerca de 97% de água e 3% de detritos secundários substanciais (principalmente azoto e fósforo), detergentes, gorduras, (juntando uma variedade de micróbios), bactérias e vírus.
As águas de algumas nascentes estão a ser contaminadas por causa das descargas de afluentes domésticos, o que não é aceitável, não só por questões de moral ambiental e de aspecto legal, mas também pela variedade de vagas para o tratamento de águas residuais.

Deste modo, será fácil concluir que as ETAR’s existentes, já não têm há vários anos capacidade para receber os resíduos domésticos dos aldeamentos que lá são feitos.
Este, é um problema que se está a agravar e nada é feito no sentido de resolver esta situação. Além dos inconvenientes de ordem estética e de mau cheiro, os quais produzem efeitos prejudiciais para a saúde, podendo causar perda de apetite, náuseas, vómitos, dificuldades respiratórias e insónias, verifica-se ainda a reprodução de transmissores de doenças.    
A cor da água e o mau cheiro que é libertado, são frequentes nesta situação, é mais acentuado em alturas de maré baixa, pelo que estas práticas merecem mais soluções.
Em Março de 2009, a sociedade pública apresentou uma queixa, à Comissão Europeia, contra o Estado Português, motivada pelo despejo de afluentes na Ria Formosa.


Com todo isto, deveria ser obrigatório limpar todo o lixo e entulho que é deitado ao longo da Ria Formosa, nos parques onde as pessoas vão passear e nas zonas em que habitam. Deveria ser feito o tratamento final das águas residuais produzidas pelas populações, permitindo uma possível reutilização das mesmas, apesar de este ser um processo longo e faseado.

Deveria haver mais cuidado ao deitarem tanto lixo por todo o lado. Todos os moradores podiam ter mais cuidado com os seus parques de lazer e também todos os turistas o deviam fazer. Para preservar o ambiente é preciso ter mais cuidado e atenção.
Apesar de as verbas para a preservação ambiental serem tão escassas, seria muito importante que existissem verbas para concretizar um projecto e que as obras previstas avançassem com alguma rapidez.

A solução da preservação Ambiental é muito importante para todos, moradores e turistas.
 


Publicado por: Josefa Garrocho